quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sobre os custos da quimioterapia

Uma das informações que tive mais dificuldade em encontrar quando iniciei este processo de pesquisa sobre os vários tratamentos possíveis foi sobre os valores envolvidos.
Suponho que isso tenha bastante peso na decisão de muita gente.

Então decidi escrever sobre os custos da quimioterapia, querendo deixar a importante ressalva que os valores são meramente indicativos e que concerteza dependerão de muitos factores tais como: os medicamentos a usar (protocolo), a técnica de aplicação, o país em que é realizado o tratamento, e a clínica veterinária que presta o serviço. Não irei ao detalhe, irei arrendondar valores, apenas para que quem inicia agora o processo possa ter uma indicação.

Para mim os valores nunca foram o mais importante. Não sou abastada financeiramente, mas pelo Doc estava disposta a pedir empréstimos, matar-me a trabalhar, fazer de tudo o que tornasse possível o seu tratamento.
Outra questão importante é saber se o animal tem seguro de saúde ANTES de ser diagnosticado o processo tumoral.

Voltando ao nosso caso: o Doc tem seguro de saúde desde sempre, e até agora o mesmo tem coberto os tratamentos todos. Claro que pago uma franquia por cada "evento" mas tem sido muito importante para mim poder contar com esta ajuda da seguradora. Assim, recomendo vivamente que toda a gente faça um seguro de saúde ao seu animal. É mais uma despesa anual, mas que poderá fazer a diferença caso o animal venha a precisar de intervenções dispendiosas, que poderão ser difíceis de enfrentar por qualquer família.

Desde que iniciamos o tratamento, cada sessão semanal de quimioterapia ronda os 50€. Quinzenalmente fazemos análises para verificar uma série de coisas, pelo que o valor aumenta.
Mensalmente tenho gasto cerca de 300€ com o Doc entre sessões de quimio, análises, medicação oral, produtos variados para enfrentar as dermatites e alergias, etc.
É um peso no orçamento, claro está. Daí que o meu post de hoje seja sensibilizar a população em geral para contratar um seguro de saúde, que venha a facilitar o tratamento de qualquer situação que surja.

Tenho visto demasiadas pessoas que não têm posses para cuidar devidamente dos seus companheiros de vida, e achei que fazia parte da minha missão abordar este tema.

Outros tratamentos poderão ser mais caros.
Lembro-me de ter feito contactos variados para tentar saber se era possível aplicar radioterapia ao Doc, ainda que para isso tivesse que sair de Portugal. Na altura fiquei a saber que o local mais próximo onde é possível fazer esse tratamento é em Paris, e que um dos centros mais utilizados da Europa é na Holanda. Nenhum destes locais foi uma possibilidade real para mim.
A radioterapia não está disponível em Portugal para animais de companhia porque é um tratamento muito dispendioso, que tem pouca procura, e que é difícil de rentabilizar, já que a construção de um centro para radioterapia fica por uma verdadeira fortuna, para assegurar a segurança da aplicação de radiações.
Noted. Vai para a minha longa lista de coisas a fazer quando for rica: criar um centro de radioterapia em Portugal, para animais de companhia, que pratique preços acessíveis para que seja uma terapêutica ao alcance de todas as pessoas que queiram ajudar os seus companheiros de vida.
Quem sabe um dia... A lista é longa, mas mantenho uma esperança muito ténue de que um dia me seja possível aplicar todas as ideias que tenho e que poderiam, realmente, fazer a diferença na vida de muitos animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário