segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2014!

Aprendi a entender que o cancro não desaparece nunca. É um pouco como os vícios dos quais nos livramos, na esperança de que seja para sempre: um ex-toxicodependente é sempre um toxicodependente em recuperação. O mesmo para o àlcool, o tabaco e outros males. Com o cancro é também assim. Aprendi bem. 

O Doc está óptimo, aparentemente. Voltamos à vida normal, sem medicações, sem sessões de quimio, aos passeios mais longos, aos treinos, às brincadeiras. O meu olho treinado vasculha o seu corpo cada vez que adormece tranquilo, na esperança que não reconheça no meu toque a ansiedade de quem procura o significado de um alto, uma borbulha, um gânglio. Gosto de me ver como cuidadosa observadora, mas na verdade temo estar a tornar-me algo obsessiva. 
Vigio-os todos. Tem dois pequenos no dorso, lado esquerdo, que vão e vêem como lhes apetece, e que aparentam ser borbulhas. Tem um gângliozinho no pescoço, por baixo daquele queixo enbigodado, camuflado na camada de pele - este ora aumenta, ora diminui até praticamente desaparecer, para logo voltar novamente. Este quero tirá-lo já. Na última visita à clínica, para a revisão dos 50.000 - como costumo dizer, na esperança de que, com as minhas próprias piadas, aligeirar um pouco o peso que carrego comigo há largos meses, desde aquele primeiro dia - apareceu um outro vulto, parecido com o do pescoço, junto ao ombro direito. Desapareceu 2 dias depois sem deixar rasto. Tenho-me agarrado às pomadas - todos os dias, duas vezes, lá vou eu empomadar os vultos. 

Então, 2013 foi o ano do cancro. 
Para 2014, chegada a altura de fazer os desejos, o que mais quero é saúde, para mim e para todos os que me são próximos. 

Muito do que já vivi fez de mim a pessoa que sou hoje. Não creio que o cancro me tenha mudado demasiado. Só o suficiente para lembrar uma vez mais que é necessário aproveitar todos os dias neste mundo. 

E assim me despeço de vocês, neste ano já velho, e espero encontrar-vos novamente do lado de lá, já em 2014, cheia de esperanças e expectativas e alegria e boa vontade! Que ninguém me tira da cabeça que as pessoas precisam encerrar o ano e começar um novo como forma de voltarem a encher os copos de esperança, e de força, e de ânimo, para enfrentar o mesmo que já enfrentaram anteriormente mas com um pouco mais de idade, seja sinónimo ou não, de maturidade. 

Feliz Ano Novo para todos! :) 

2 comentários:

  1. O que tiver que ser ... será.
    Tudo na vida tem um propósito. Ensinar.
    Ensinar e aprender.
    Aprender para sermos mais fortes, mais tolerantes, mais calmos, mais frios, mais calculistas, mais apaixonados, mais amigos, ...
    O Doc e todos os animais que nos acompanham nesta nossa vida são isso mesmo.
    Fontes de aprendizagem, de amor puro e incondicional, de sofrimento, amizade, ...
    Espero, como todos esperamos, que 2014 seja um excelente ano para ele. E para ti. E para todos.
    Saúde e amor são os meus desejos.
    Bom ano Doc. Bom ano vizinha.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Bom Ano, Vizinho! Muito obrigada pelas tuas simpáticas palavras :) Um beijinho

    ResponderEliminar